Tuesday, October 16, 2007

Primeiro dia em Praga...

Um dia perfeito: céu azul, dia iluminado, um friozinho gostoso. A cidade do brilho e da luz amarelada. Eu diria que é um dos lugares imperdíveis do mundo. Igrejas, sinagogas, portais do século XIII não são incomuns. Não resistimos em pormos seis pedrinhas cada em dois túmulos no quarteirão judaico (uma em nome de Joaninha, uma de Bia, uma de Charles, uma de Neal, uma da vovó (quando pensamos no vovô ) ou uma do vovô (quando pensamos na vovó) e uma de mim mesma.

Cristais, muranos, matrioskas, marionetes... por todos os lados...Comida gostosa e povo tranquilo. Essas foram em suma as primeiras impressões.

Os grandes pequenos momentos ou os pequenos grandes momentos vividos hoje? Com certeza, as inscrições nas paredes do Jewish Museum com centenas (milhares?) de nomes dos que passaram pelo holocausto na Tchecoslovaquia, as obras de arte feitas pelas crianças nos campos de concentração, com muito pouco: bastavam um punhado de pedaços de papel colorido, velhos jornais, alguns poucos lápis de cor... Com só isso refletiam como viam o mundo, a família e a sociedade naquela época.

Outra pequeno momento inesquecível foi ao entrar em uma pequena galeria de arte, ver um velhinho que construiu um marionete de Pinóquio (que ele chamava orgulhosamente de "o meu Pinóquio") e que ele fazia pintar de verdade! Segundo ele, essa sua obra está no Guinness.

And last but not least... foi ver o famoso relógio astrológico de Praga batendo as cinco horas da tarde...

1 comment:

Anonymous said...

aaaai que delícia de relato, mamãeeeeee! amo vcs! beiijos!
joaninha