Friday, October 12, 2007

Muitas águas rolaram...

Sim, sim. Muitas águas rolaram desde a última vez que aqui estive. Água turbulentas... águas cristalinas, águas contaminadas, agitadas, calmas... You name it...
No momento estou em Londres, visitando minha filhinha... mas quero aproveitar essa pausa em minha vida para atualizar isto aqui.

Na madrugada de 17 de setembro minha mãe faleceu. Foi um alívio para todos, em especial para ela mesma, que vivia rogando para eu tirá-la do hospital, para ir para casa, para vestir um vestido e uma sandália vermelha... Nos últimos dias pouco se comunicava ou tentava se comunicar de forma praticamente ininteligível, engrolando as palavras. Foi difícil....

Em seguida foram as correrias e obrigações que sempre temos que enfrentar após a morte de alguma familiar, e que, por eu ser filha única, recaiu principalmente sobre meus ombros. Tratar de caixão, de documentação, de crematório, da coleta das cinzas e espargi-las em um jartdim (conforme pedido de minha mãe- que por sua vez imitou meu pai que havia feito o mesmo)- de advogado para acertar obedecer o testamento, de INSS... e mais... e mais..

Nesses dias difíceis contei muito com Joaninha e Neal. Eles foram de um apoio inestimável. Contei com amigos maravilhosos que estiveram no velório, me telefonaram e me ajudaram. Charles esteve no velório assim que soube e me surpreendi vendo-o chorar. Não sabia que ele iria reagir de forma emocional frente ao falecimento de minha mãe. O namorado de Joaninha (Ricardo) ta,mbém esteve lá e depois vieram muitas de minhas amigas (como as outras de nosso quarteto da USP: Vera, Eva e Celi), Jane, Sonia Violeta, Lucia Haddad. Regina me ajudou imensamente tomando a seu cargo um trabalho que eu havia começado. Assim. todos me ajudaram de alguma forma... e se um de vocês estiver lendo, faço público mais uma vez meus mais profundos agradecimentos. ... embora escrito dessa forma pareça um tanto formal. O que valeu mesmo foi o abraço que troquei com cada um de vocês.

Mas a vida continua... e cá estou eu em Londres...

Minha memória anda bem mais fraca... uma das coisas que mais me irrita com a idade. As fichas muitas vezes demoram a cair. Por isso é bom manter esse blog... fica quase como um caderninho de memórias e de lembretes.

Leitura. Um de meus grandes prazeres. Acabo há pouco de ler um livro MARAVILHOSO e que recomendo a todos. O Vendedor de Histórias, de Jostein Gaardner. O estranho é que este livro foi classificado como leitura infanto-juvenil. Nada a ver! Livro profundo e de uma criatividade impar. Quem sabe foi assim classificado pois as crianças em geral têm tal alma criativa, que infelizmente se perde com o passar dos anos para grande parte das pessoas, exceto para alguns pouco priviligiados, como Jostein.

Conto mais, mais tarde ou amanhã... Vou ao Victoria e Albert Museum. Depois pretendo ir ao Science Museum, completar o que não vi no ano passado e comprar uns panos ecológicos para limpar vidros, espelhos, metais etc, que só encontro lá. Maravilhosos... Dispensam o uso de Vidrex e similares.

No comments: