Saturday, October 20, 2007

Terezín

Ontem fomos a Terezín, a pequena cidade onde fica o campo de concentração usado durante a ocupação da Tchekoslovaquia pelos nazistas em um antigo forte.

Aqui passaram 150.000 prisioneiros. Mais de 35.000 judeus morreram. Era um local de espera para então serem enviados para os campos de concentração. No pequeno forte estão as instalações onde viviam os prisioneiros; alí pudemos ver a total falta de condições (um banheiro imundo para 600 pessoas, os dormitórios superlotados), o cemitério dos que ali morreram e o cemitério dos que morreram de epidemias de tifo conseqüente da falta total de higiene. Nauseante ver como os nazis faziam a propaganda de que os que ali estavam iriam para um lugar maravilhoso: Aushwitz. Como enganavam a Cruz Vermelha mostrando o que queriam de Terezín... tudo isso tem sido descrito... mas VER isso como era de fato é algo que fica gravado para sempre na memória.

Vimos depois disso como os nazis da SS se divertiam... lá havia do bom e do melhor para eles: piscinas, campos para esportes, casas conforftáveis, cinema!

E por fim vimos os crematórios...

Ver isto é preciso... aprender é preciso.

Mas agora basta. Haja coração.

No comments: