Tuesday, September 19, 2006

Os últimos dias em Londres com Bibinha
Tenho dedicado meus últimos dias a trabalhar umas 2 a 3 horas por dia (de forma a não ficar louca ao chegar...) mas também aproveitei bem a companhia de Bibinha e programas juntas.

Na quinta-feira, depois de comprar passagens para Three Rivers em Victoria Station e passear um bocado, fui jantar em um restaurante indiano com Bia. Eita coisa boa... Comida boa e companhia boa... quem pode querer mais?


Na sexta-feira fui ver uma exposição de jóias confeccionadas por diferentes joalheiros para a Tiffany desde 1837 até 1987. A exposição mostra as jóias por joalheiro e vi que uma das mais recentes (e bem bonitas) é a de Paloma Picasso. Interessante ver que alguns joalheiros eram fissurados em jóias sobre insetos (borboletas, em especial), outros em flores (sendo as orquídeas especialmente bonitas). Utilizando o mesmo ingresso pude visitar ainda o Gilbert Collection. Embora a exposição de jóias tenha sido maravilhosa, a Gilbert Collection me encantou ainda mais, em especial os quadros feitos com micromosaicos (cerca de 2 mm cada!) e as caixinhas de rapé utilizadas no passado. Segundo ima inscrição, um verdadeiro lorde deveria ter quase 1 caixinha para cada dia do ano. Eram caixinhas em ouro e diamantes, em pedras preciosas, em laca e pedras, em prata e pérolas, em madrepérolas, em marfim e nas mais variadas combinações e desenhos. Um mimo!

Sabadão chegou e fui com a filhota ao Globe Theatre, á beira doo Tâmisa. Trata-se da reconstrução do teatro (que havia sido incendiado e teve que ser reconstruído, tanto quanto a memória permitia) onde muitas das peças de Shakespeare estrearam, por isso também chamado Shakespeare Theatre. Joaninha teria adorado a visita. Fizemos uma visita guiada pelo teatro e foi bem interessante ver o teatro... embora o preço do “tour” tenha sido salgado para o que apresentava. Neste fim-de-semana estava havendo um festival ao longo do Tâmisa , com corridas de barcos pelo rio e inúmeras coisas acontecendo ao longo do Tâmisa. Passeamos feito loucas, mas as multidões atraídas por tantos eventos eram enormes, o que tornou o passeio muito cansativo... que pena... gostaríamos de ter ficado mais por lá... mas nem as costas, nem os pés agüentaram andar devagarinho. Gozado... cansa muito mais ficar andando devagarinho, a passos curtos, olhando aqui, parando acolá, fica de pé mais um pouquinho, do que andar a passadas largas e rápidas.

No domingo rumamos para Trafalgar Square, onde havia uma comemoração dos 350 anos da comunidade judaica na Inglaterra. Shows, danças coros... comidas judaicas. Ficamos lá um tempo assistindo tudo, comemos umas comidas judaicas que não estavam lá essas coisas, comprei uma corrente com uma estrela de David para Bibinha. Curioso observar como Bibinha vem abraçando o judaísmo cada vez mais. Passeamos um pouco mais ao longo do Tâmisa, vendo a continuação dos festejos e voltamos cansadas e felizes...

Ontem segunda-feira, depois de faxinar o banheiro, lavar as roupas de cama, passar um aspirador no quarto de Bibinha ( que por enquanto é meu...) e arrumar a mala com o que não mais vou usar, decidi visitar o Tate British Museum, dedicado exclusivamente a pintores ingleses, havendo uma ala exclusiva para Turner. Uma beleza.

Hoje, resolvi ter um dia calmo. Estou escrevendo para vocês.... depois vou trabalhar um pouco e mais adiante devo fazer um passeio a pé, mas não longe daqui. Amanhã rumo para a casa de Ana Luiza (que é perto de Gatwick) e na madrugada devo pegar o vôo para Portugal e de lá para á velha (ma non troppo) Sampa...

Até lá!

2 comments:

Anonymous said...

Lúcia,
Muito interessante o teu relato. Tambem não aguento andar muito devagar e musueus que adoro viram um suplício depois de uma hora! Desejo uma boa viagem não obstante o "unearthly hour" que vc tem que estar no Gatwick. Boa viagem!

Charles

Anonymous said...

eu tb.. chega uma hora que "dá na conta"
BOA VIAGEM, MAMÃE!
saudades!!!!
Joaninha.