Thursday, January 07, 2010

As inesquecíveis chuvas de dezembro de 2009...

2010 começou inundado... e isso não é nenhuma força de expressão. Nunca vi tanta chuva assim como neste dezembro e começo de janeiro. Muitas inundações... muitas barreiras caídas... muita gente desabrigada .. muitos mortos... Afinal o que será que está acontecendo com o nosso planeta?
Aquecimento global? Será mesmo? E como explicar o inverno rigorosíssimo que está ocorrendo em todo o hemisfério norte? Temperaturas abaixo de 20 graus Celsius em lugares que não registravam tais temperaturas há mais de 60 anos! Neve de 30 a 40 cm na Inglaterra! Aeroportos e trens parados no mundo todo por causa de nevascas há muito não vistas.
Foi irônico ver que durante a conferência na Dinamarca sobre aquecimento global e tentativas de planos para estancá-lo as temperaturas estavam muito inferiores ao esperado para aquela época do anos...

Parece-me que há cada vez mais pessoas céticas em relação ao aquecimento global e mais ainda em relação ao papel da humanidade sobre o tal do "aquecimento global". Será mesmo que temos algo a ver com isso... ou não estaríamos passando por uma era de modificações climáticas, como tantas outras pelas quais nosso planeta já passou?

Aqui faz um calorão (normal para dezembro) e chuvas praticamente ininterruptas (muito, muito estranho).

Bem... estou com vergonha mesmo de ficar tanto tempo sem escrever. Então vou escrevendo sem cronologia alguma, apenas conforme o que vai me passando pela cabeça... o que significa uma bela confusão.

No meu aniversário eu havia ganho das meninas uma viagem de fim de semana que não pude usufruir logo por estar com o ombro quebrado e sob intensa fisioterapia. Em meados de outubro o meu ombro quebrado já estava bem melhor e então Neal e eu passamos um fim de semana num hotel fazenda (Fazenda Reviver) em Araçoiaba da Serra. Era o programa ideal para uma convalescente que não podia fazer muitas estrepolias... sõ um tiquinho... ;-)

Aqui vão algumas fotos minhas e de Neal tomadas em Araçoiaba da Serra.









Bem a grande novidade é que decidi voltar a trabalhar. Em outubro ou novembro escrevi para meus clientes favoritos anunciando a decisão de voltar às minhas traduções na área biomédica e todos eles me receberam de volta de braços abertos. Assim estou de volta ao mercado tradutório, mas sem me esfalfar. Trabalho cerca de 4 horas por dia, o que está de bom tamanho.

O resto do tempo tenho meus livros, as artes, as aulas no MUBE e na USP além das atividades físicas (Pilates 3 x por semana, caminhadas quando não está quente demais, circuito de exercícios 1 x por semana e condicionamento físico 1 x por semana. Acho que para meus sessenta e muitos anos... está prá lá de bom.

Em termos de livros andei lendo muita coisa boa:

"A vida de Pi" de Yan Martel (uma ficção literária que esbanja criatividade e de primeira linha Livro recomendado por Bia e Neal. Valeu Bicó e Nealito!)

"O menino do pijama listado" de John Boyne. (sensível, bem escrito e bem traduzido... enfim excelente e ao fechar o livro dá muito o que pensar);

"O órfão de Hitler" de Paul Downswell (outro livro que dá o que pensar: não só sobre o nazismo mas também sobre as escolhas que as pessoas têm que fazer... queiram ou não).

"Intérprete de Males" de Jhumpa Lahiri - contos principalmente sobre o encontro do Oriente com o Ocidente escrito por uma indo-americana. Imperdível! Obrigada Ricardo, por ter me dado esse livro e ter me apresentado a essa autora!


Agora em termos de artes plásticas ... a maior obra que fiz nesses últimos meses foi uma tela, técnica mista (tinta acrílica e nanquim), inspirada em Arp, mas com minhas bolhas em fitas, e que desenvolvi no MUBE e em casa, juntando o que andei aprendendo sobre Arp na USP. Eita mixagem boa!

Esta é uma das obras que mais gostei... mas sei lá se as pessoas em geral gostariam... Vale julgar!



Além disso fiz várias obras menores no curso da USP, seja no ateliê do MAC-USP ou em casa, bem como várias obras com arte digital em casa.

Amanhã, se tiver um tempinho eu continuo mostrando. Agora cansei... Ufff...

Ciao


No comments: