Monday, November 06, 2006

Minha eterna volubilidade... minha eterna volúpia em ter novas experiências e conhecer novas coisas... Isto já me levou a arrependimentos...alguns sérios. Felizmente, muitas vezes resultaram em alegrias e conhecimentos advindos de novas visões de vida que de outra forma não teria.

Um exemplo pequeninho... não daqueles que (acredito eu) mudaria muito os caminhos escolhidos por esse vasto mundo chamado vida. Há alguns meses eu comecei um curso de tradução literária. Fiquei ultra-entusiasmanda. Adorava o curso que estava fazendo. Nisso tive que interromper por razões as mais variadas, principalmentne por causa de meu tratamento para as dores nas costas e depois por causa da viagem à Europa. Nesse meio tempo fui à tal da exposição de colagens que já mencionei anteriormente. Fiquei doidinha. Eu adoro artes plásticas, mas sou um terror para desenhar. Nas colagens achei que finalmente poderia dar vazão a meu desejo de fazer algo com as mãos e que eu, talvez, poderia extravasar as imagens que às vezes me vêm à mente e que ao mesmo tempo agradasse aos olhos.

Comecei a visitar papelarias e ver o que as pessoas faziam com scrapbooks (para ter uma idéia inicial de técnicas, colas, tipos de papel, etc. ). Visitei sites na internet sobre o assunto e no Orkut me filiei a grupos que apreciam a arte da colagem, para ver o que poderia aprender... e finalmente com o vale-presente da Amazon books que ganhei de minha sogra e cunhados resolvi investir em livros sobre colagens e artesanatos.
Gente! Que novo mundo para mim se abriu! Venho aprendendo a cada dia um pouco mais sobre as possibilidades, materiais, e tudo o que se relaciona a colagens. Aí comecei a por a mão na massa. Inicialmente fiz um quadro pequeninho sobre a viagem que fiz com Bibinha a Portugal. Nada de extraordinário... mas foi meu primeiro trabalho. A seguir fiz uma colagem que reflete uma praia qualquer. Misturei com um pouco de guache e já ficou algo mais elaborado. Neste fim de semana fiz uma composição que ficou bonita, usando partitura musical, flores e um fundo de guache.
Pretendo fazer outras com este mesmo tema de flores e partituras musicais mas com outras jogadas e idéias.

As idéias de composições a fazer brotam da mente em enxurradas... e o momento de botar em prática essas idéias é puro prazer.
Este fim de semana foi pródigo em alegrias ao espírito. Além de dedicar um tempão do fim-de-semana às colagens, seja pondo a mão na massa ou aprendendo cada vez mais com os livros sobre o assunto, acabei de ler um livro muito bom: "O Leitor" (de Bernhard Schlink), presente que havia ganho em meu aniversário de Charles. Quem não leu... recomendo. Vi um final como poucos vistos: " O Ano em que meus pais saíram de férias" ABSOLUTAMENTE IMPERDÍVEL.
E ontem à noite comecei a ler um livro que já me pegou: " O Livreiro de Cabul", de Asne Seierstad, uma autora norueguesa que viveu um tempo entre os afgãos e mostra o cotidiano da vida afgã e a dura realidade feminina lá existente. Estou adorando! Foi ou não foi um foi de semana e tanto? Ah... e para encerrar nada como fechar com chave de ouro e não se esquecer dos prazeres da carne... ou dos peixes... Neal e eu fomos jantar em um restaurante japonês.

1 comment:

Anonymous said...

Oi Lúcia,
Que bom que vc gostou do "O Leitor" e que vc esteja descobrindo novos prazeres para dar vazão à sua criatividade!
Bjs,
Charles