Saturday, July 22, 2006

O que estou lendo agora...

Como disse, saí da ficção para conhecer melhor o processo "escritório" e comecei a ler um pequeno livro de Sonia Belloto: “Você já pensou em escrever um livro?”

O livro, tem como objetivo fornecer idéias que auxiliam o processo criativo, explica o funcionamento das editoras, analisa o mercado editorial e dá dicas de marketing.

Eis alguns trechos interessantes:
“Esqueça tudo o que você já aprendeu sobre escrever. Não existem regras para escrever bons textos."

"As regras que nos ensinaram na escola só serviram para inibir a nossa criatividade."

“A primeira coisa para escrever um bom texto é perder o medo de escrever, eliminar o trauma de ser julgado e corrigido”

Ela acrescenta que os primeiros requisitos são: ler e reler clássicos da literatura; praticar bastante e sem medo de errar. Mas segundo Sonia Belotto, há três condições básicas para produzir um bom texto:
Conhecer o leitor
Conhecer o assunto
Muito didática, Sonia Belloto classifica textos em quatro categorias: o autista (texto que só tem significado para o autor), o texto de vaidade (aquele que o autor escreve apenas para mostrar o quanto sabe sobre o assunto e impressionar o leitor), o bem-intencionado (o autor pretencde transmitir idéias interessantes mas falta-lhe o conhecimento das técnicas para fazê-lo e o texto planejado (o texto eficaz; o autor conhece as características do leitor que pretende atingir, domina o assunto e sabe aplicar as técnicas para torná-lo interessante.

Sonia ainda mostra os cinco personagens que atuam durante o processo e explica que esses não podem estar em cena ao mês mo tempo, nem serem confundidos. Começa pelo garimpador, o catador de idéias; quando estamos no papel do garimpador, diz ela, é sempre bom estar tempo todo com um caderninho à mão para anotar o que de interessante vemos, lemos, ouvimos. São as pedras brutas para a elaboração da jóia. Depois surge o planejador, o que seleciona as idéias que o garimpador obteve para o texto. Só depois vem o escritor, seguido pelo copidesque e pelo divulgador. Cada um a seu tempo.

Agora... isto já me deu cócegas para ler um livro de Borges "Cartas a um jovem escritor". Pode ser que este seja o próximo...

Chiiii ... acho que já estou ficando chata de tanto falar sobre livros. Tá bom... tá bom, só vou imitar minha filhota na próxima vez e dar uma lista dos livros que li este ano. Adoro partilhar essas coisas com ela, o meu nenê, a minha Bibinha.

Mas que coisa... estava escrevendo isto quando triiiimm... é a minha ruivinha (minha Joaninha), ao telefone. Ela foi visitar Bibinha em Londres e as duas... ai que chato... foram passar o fim-de-semana em Paris. Foi delicioso falar ao telefone com as duas. Escutar as aventuras delas, no meio da canícula por que passa toda a Europa neste julho de 2006.

Depois dessa, só resta dizer "Au revoir!"

No comments: