Friday, July 03, 2009

A cada dia que passa estou me sentindo melhor. Aliás pela extensão deste blog dá para perceber, não é?

Joaninha havia aventado a hipótese de que o fato de eu ter parado de traduzir poderia ter influenciado o desencadear da crise que tive. Considerando essa hipótese resolvi aceitar um projeto de um de meus velhos clientes. Ao trabalhar no projeto cheguei à conclusão de que isso, embora possa ter tido alguma influência, não deveria ser uma causa importante. Não fiquei feliz em trabalhar em mais um projeto, embora o assunto fosse interessante e um bom cliente.

Na realidade, estou mais feliz em prosseguir com minhas artes, sejam elas digitais, no papel ou na tela.

Leituras: finalmente acabei de ler "As irmãs Makioka", um calhamaço genial, escrito por Junichiro Tanizaki. Recomendo a todos! O livro traça o perfil da sociedade japonesa desde pouco antes at[é a 2a. guerra mundial. Mostra alguns dos conflitos entre os valores japoneses e os ocidentais com base na vida de uma família rica da região de Quioto / Osaka vivendo sob o impacto da Segunda Guerra Mundial. As quatro irmãs, Tsuruko, Sachiko, Yukiko e Taeko, unem-se na tentativa de casar uma delas, prestes a completar trinta anos. A "solteirona" do enredo, Yukiko, representa a inércia das relações e, ao mesmo tempo, a força da tradição. Taeko, a caçula é a que representa um Japão mais aberto às modernidades mas precisa esperar que as mais velhas se casem primeiro.... Tradition... Tradition...


Ontem foi a abertura da exposição "Garatujas, uma aventura da linha" na USP. Ficou bem bonita e animada! A exposição ficará aberta, a quem se interessar, até o dia 19 de julho no anexo do MAC na Rua da Reitoria da Universidade de São Paulo, e estará aberta de segunda a sexta das 10 às 18 horas e nos fins de semana das 10 às 16 horas.
A Fro, uma colega ultra-ativa tirou umas fotos ótimas de cada participante com sua obra exposta durante a inauguração. Eis algumas das que ela tirou junto às minhas garatujas texturizadas.







Quem quiser ter uma visão geral do evento, veja mais fotos em:
http://www.slide.com/r/CN3kjJqwvz9tnRCEyxdzTQr-xsgVDAzL?emt=1067381811229489416

Há alguns dias terminei uma tela que fará parte de uma coletiva a ser exposta a partir de sábado, na estação Vila Madalena do Metro. Esqueci de tirar a foto antes de enviar... portanto, não poderei expô-la aqui no momento... Fica para mais tarde.

Em casa e no MUBE, sob orientação da Rô, andei fazendo algumas pinturas sobre papel (que ainda estão para serem terminadas e devidamente documentadas).

Estimulada pelo Sylvio Coutinho e por colegas na USP andei fazendo também em casa algumas obras abstratas digitais, usando diferentes softwares e muitas vezes misturando os recursos de dois ou mais softwares. Ei-los meus caros!

Primeiramente fiz uma série de obras baseadas na Dança de Matisse, são os meus Matisses revisitados nos quais fui abstraindo cada vez mais.
Primeiramente eis o original...



Agora as abstrações... em ordem crescente de abstração.





A seguinte é, por enquanto, minha favorita...



As duas próximas revisitas a Matisse deverão sofrer algumas interferências após a impressão.





Quando as duas interferências acima ficarem prontas mostrarei a vocês.

E aqui vai finalmente a mais abstraída de todas.




Após essa série de Matisses andei fazendo outras artes digitais... Vejam só o que andei aprontando...










Esta é uma interferência digital sobre uma foto de Joaninha... Acho que vou querer fazer outras interferências com base em fotos das meninas.




E finalmente a minha "Rosa triste"

No comments: