Wednesday, April 08, 2009

Bibinha chegou para viver no Brasil... Voltou mais inglesinha e ainda está estranhando o mundo, os comportamentos brasileiros... Está angustiada querendo achar um emprego rápido... mas mal sabe ela que empregos não aparecem assim de uma hora para a outra... Isso a atormenta e deprime... Quisera poder ajudá-la...

Eu, por outro lado, nem sei porque ando deprimida há algumas semanas. Acho que, como sempre, isso se deve a uma conjuntura maior e não a um motivo que eu possa apontar nitidamente. Em parte pode ser a falta da medicação; em parte pode estar relacionado ao problema que tenho no joelho e que não me deixa ser tão ativa quanto desejável; em parte por notar que minha memória e capacidade de prendizado já não são mais os mesmos; em parte porque eu me cobro muito em tudo o que faço e sei que não tenho o talento e/ou a experiência necessária para ser uma artista razoável; em parte por ver que tenho que aprender muitas coisas para poder acompanhar o andar da evolução dos conhecimentos e tecnologias (isso quem sabe seja a minha maior fonte de angústia); parte por ter decidido finalmente me aposentar... e em parte porque no meu afã de entrar no mundo das artes eu andei me sobrecarregando com cursos e atividades mais do que devia... Devo dar um jeito de sobrar mais tempo para eu ler, ver filmes, me encontrar com amigos e descansar... Acho que devo enfrentar esses fantasmas de diferentes formas para tentar sair do buraco.

Atitudes a tomar:
1. Assim que forem acabando alguns dos cursos que estou fazendo, não substituí-los por NADA mais. Em meados de abril acabará o meu curso de desenho (que consome todas as manhãs dos sábados). OK, Lúcia. Você precisa de desenho para melhorar a sua pintura... mas que tal treinar desenho de vez em quando em casa ou em Campos, quando der na veneta... sem pressões? Você está fazendo o curso de História da Arte Universal (da rupestre à contemporânea) no MUBE às segundas à noite. Maravilhoso! Porém ao acabar o curso (mais 6 semanas) não invente outros cursos a fazer... O curso de Arte Contemporânea que estou fazendo com a Mali Villas-Bôas todas às terças à tarde prosseguirá até junho. É um curso interessante, mas também posso prescindir dele por um tempo, seja não levando a ferro e fogo o compromisso de freqüentar as aulas/ tarefas relacionadas ao curso, como quando o curso terminar manter esse horário vago. Em outras palavras... ou outras decisões... liberando todos esses horários/ afazeres, terei mais tempo para descansar, ler, exercícios físicos e para me por mais a par das tecnologias (isso porém com moderação e sem frenesis!).


2. Devo voltar a fazer mais exercícios que não comprometam os joelhos... (voltar aos alongamentos? quem saber fazer Lian Gong ou voltar à hidroginástica?).

3. Devo me armar de coragem e voltar a fazer o tratamento de choque para meu joelho...

4. Não devo me comprometer em expor mais minhas obras. Não devo deixar que as pressões para apresentar meus quadros em mostras/ exposições me atormentem. Lúcia: faça arte principalmente visando o seu lazer e alegria e só apresente suas obras mais raramente. Não se deixe levar pela vaidade tola!

5. Se por um lado estou afastando uma série de cursos/atividades de minha vida... manterei as que eu mais gosto: o curso de pintura no MUBE e o curso de Poéticas Visuais / Arte e Lazer na USP, além de fazer arte de forma mais relaxada... E já está de bom tamanho!
Se eu conseguir satisfazer esses cinco itens... devo me sentir bem melhor...
Vamos lá Lucia... Coraggio!


Bem.... on the bright side... aqui vai mais um de meus quadros.



Este está exposto na Galeria Mali Villas-Bôas /OPA e lá ficará até o dia 13 de abril. Apesar de celebrado sinto ser uma obra que utiliza um estilo que uso para fugir de minha incapacidade de desenhar bem... apesar de perceber que ultimamente progredi nos desenhos...

A exposição itinerante "Arte Brasileira para Francês Ver" seguirá agora para a Osteria na Vila Nova Conceição (Rua Diogo Jacome 591).

Depois dessas duas exposições (que já estão "no ar") só vou expor no espaço de arte da Clínica Marina Odo (que já havia me comprometido anteriormente).

Bem... por hoje é só... Foi bom desabafar por escrito...

4 comments:

Anonymous said...

Lúcia,
Vc sempre foi vencedora e continuará sendo!

Bjs,
Charles

LuSinger said...

Obrigada Charlão, meu melhor amigo... aquele com quem conto e contarei sempre.

Beijos,

Anonymous said...

Mamãezita,
a idéia da arte era ser puro prazer... não deixe que essa configuração se altere. O que vier a mais é lucro.. a idéia é prazer. Ninguém, a não ser vc mesma, cobra isso de vc.
Vc é ótima em dar a volta por cima quando está tristinha. Logo já sacode a poeira. Papai tem razão: tu é uma batalhadora.
Em relação à medicação... xi... acho melhor eu nem dar minha opinião sobre o assunto. Hehehe! eu sou totalmente a favor de umas "pantufas farmacológicas".
E, por fim, achei lindo o que escreveu para o papai. Me emocionou. É muito legal ver a amizade e o carinho de vcs dois. Orgulho!
beijão, te amo, Joaninha

LuSinger said...

Lindinha... é bom saber que conto com vc. também e SEMPRE!
Foi bom batermos um papo hoje de manhã. Esses papos no café da manhã são ótimos!